AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

19 maio, 2009

Assine a petição on-line para que a Caixa Econômica Federal contrate com urgência mais empregados

Nós, abaixo assinados, esperamos sinceramente, com esse instrumento democrático que é o abaixo-assinado, sensibilizar as autoridades do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG e à Diretoria da Caixa Econômica Federal, para que entrem em entendimentos com o propósito de atender urgentemente a nossa justa e premente reivindicação de aumento considerável no quadro de empregados para a Caixa Econômica Federal, em número suficiente para propiciar um atendimento condizente com as necessidades e direitos dos usuários e funcionários desse banco público. O número insuficiente de empregados tem acarretado, além do precário atendimento aos usuários, diversos problemas no dia-a-dia dos funcionários, como sobrecarga de serviço, extrapolação de jornada, estresse, doenças do trabalho... e, esses problemas, há muito tempo por nós enfrentados, começaram a se agravar com o início da demanda referente ao programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, sendo assim, faz-se urgente a contratação de mais empregados e para que essa reivindicação seja atendida com urgência, subscrevemos:

14 maio, 2009

CONVITE ABERTO - ATIVIDADE SOLIDÁRIA AOS REFUGIADOS PALESTINOS EM MOGI DAS CRUZES

Serão apresentados dois vídeos, em telão. O primeiro, “A chave de casa”, documentário comovente que relata as dificuldades dos refugiados palestinos que vieram para Mogi das Cruzes no final de 2007 (duração 55 min.)

O segundo vídeo, “Filhos de Nakba”, com duração de apenas 20 minutos, com entrevistas de palestinos que vivem hoje em Mogi das Cruzes.

Estarão presentes os próprios palestinos que participam dos dois vídeos. Será uma experiência muito rica para todos que comparecerem.

Será no dia 30/05, às 16 horas, na APEOESP – sub sede Mogi, à rua Hamilton Silva e Costa, nº 427, Mogilar. COMPAREÇAM! A ENTRADA É GRATUITA.

N.B. Mogi das Cruzes é a cidade brasileira para onde veio a maior quantidade de refugiados palestinos no final de 2007.

RESUMO SEMANAL - BOLETIM DO DELEGADO SINDICAL - 08 a 14 de maio de 2009

CE SUGAT 099/2009, meteórica ascensão e queda

No dia 27/04, emitiu a CE SUGAT 099/2009 que determinava o destacamento de 1500 empregados de áreas meio para reforçarem o atendimento em agências, em decorrência do aumento da demanda por conta do programa do governo federal “minha casa, minha vida”. A medida deixou os empregados indignados, uma vez que o que se exige há muito tempo é que a Caixa contrate os concursados. Desde a divulgação da CE, os empregados protestaram fortemente de diversas maneiras, forçando a Apcef/SP a encaminhar carta à presidenta Maria Fernanda Ramos Coelho, exigindo a revogação da CE, e um abaixo assinado que rapidamente conseguiu a adesão maciça dos empregados, levando o gerente da SUGAT a suspender a infame CE. Mais uma vez, fica provado, que só a mobilização e a ação concreta dos empregados em torno das reivindicações coletivas pode fazer com que elas sejam atendidas.

--------------------------------------

Caixa, intransigente, ajuíza dissídio para intimidar a greve dos profissionais

Apesar da política colaboracionista com o governo federal, do movimento sindical e associativo dos empregados da Caixa, monopolizado pela Contraf/CUT, de isolamento da mobilização dos profissionais, engenheiros, arquitetos, advogados, entre outros, a greve desses colegas por um PCS digno, iniciada no dia 28 de abril mantém-se forte em todo o país. Porém, na sexta-feira dia 08, a CEF ajuizou dissídio coletivo no TST, contra a greve e, se não houver, por parte dos sindicatos e associações, um empenho em mobilizar os demais empregados, a mobilização dos empregados profissionais poderá sofrer uma derrota humilhante e se dissipar. Se isso acontecer, não só os profissionais serão prejudicados, mas também os da carreira administrativa que em breve terão que lutar por um Plano de Cargos Comissionados digno. Percebem a relação que existe entre a luta atual dos profissionais com a luta que virá ainda este ano sobre o PCC?

A audiência de conciliação do dissídio está marcada para o dia 20/05.

-----------------------------------------

A FARSA da sistemática da promoção por merecimento na CEF
No dia 08 de maio, na ag. Mogi, já foi possível constatar na prática a farsa, com fachada de democrática, que foi a sistemática de promoção por merecimento, elaborada e aprovada sem assembléias pelo conluio entre Contraf/CUT e Caixa. Colegas que dedicam a maior parte de suas vidas à Caixa, tiveram zero delta. Como se isso não bastasse, estranhamente e não por mera coincidência, a maioria dos colegas do REG/REPLAN, que resistiram às pressões da Caixa e do movimento sindical Cutista, para que migrassem para o Novo Plano da FUNCEF e os colegas companheiros que sempre estão na linha de frente das lutas pelo respeito aos direitos de todos, indubitavelmente merecedores de alguns deltas a título de promoção por merecimento, também tiveram zero delta.

Embora não nos surpreenda que esses descalabros aconteçam na CEF, não podemos fingir que está tudo bem e deixar de lutar. A farsa esteve justamente no fato de que toda a sistemática e critérios foram elaborados por quem tem outros interesses que não coincidem com os da maioria dos empregados.

----------------------------------------------

CONVITE ABERTO - ATIVIDADE SOLIDÁRIA AOS REFUGIADOS PALESTINOS EM MOGI DAS CRUZES

Serão apresentados dois vídeos, em telão. O primeiro, “A chave de casa”, documentário comovente que relata as dificuldades dos refugiados palestinos que vieram para Mogi das Cruzes no final de 2007 (duração 55 min.)

O segundo vídeo, “Filhos de Nakba”, com duração de apenas 20 minutos, com entrevistas de palestinos que vivem hoje em Mogi das Cruzes. Estarão presentes os próprios palestinos que participam dos dois vídeos. Será uma experiência muito rica para todos que comparecerem.

Será no dia 30/05, às 16 horas, na APEOESP – sub sede Mogi, à rua Hamilton Silva e Costa, nº 427, Mogilar. COMPAREÇAM! A ENTRADA É GRATUITA.

09 maio, 2009

Boletim de 01 a 07 de maio

Eleições de delegados sindicais

Nos dias 06 e 07/05 houveram eleições para delegados sindicais da CEF, para o mandato 2009/2010, na base sindical de Mogi das Cruzes e região.
Os eleitos foram:
Ag. Mogi das Cruzes: Titular - Mauro Rodrigues de Aguiar (MNOB); suplente - Jose Carlos Torralbo Garcia;
Ag. Braz Cubas: Titular - Maria Cecília Fraguas Kozma;
Ag. Suzano: Titular - Marcus Vinicius Ramalho (MNOB)
Ag. Poá: Titular - Orlando Bráz Mastropaulo Junior

NB. Na ag Mogi houveram 3 candidatos e nas demais apenas um candidato em cada uma.

---------------------------------------------------

Abaixo-assinado por melhorias no saúde caixa

O abaixo-assinado que exige da Caixa a revogação dos aumentos de mais de 300% na mensalidade ocorrida nos últimos 4 anos e melhorias na qualidade do plano de saúde dos empregados da Caixa será entregue pelo Sindicato dos Bancários de Bauru. Só falta agendar a data e assim que isso ocorrer, todos os colegas serão informados. Meus agradecimentos à diretoria do Sindicato de Bauru que se prontificou a fazer as mais de 600 cópias e fazer a entrega às áreas pertinentes da Caixa, em Brasília, desse abaixo-assinado que foi de iniciativa exclusiva de empregados de base da CEF e obteve mais de 6.700 adesões.

----------------------------------------------------

CE SUGAT 099/2009, paliativo para não chamar concursados

Ao invés de contratar urgentemente os concursados para reforçar o quadro de empregados, a Caixa impôs um infame paliativo. Infame, porque a CE SUGAT 099/09 simplesmente, destaca por 15 dias, prorrogáveis por mais 15, 1500 colegas de áreas-meio para atender em agências. As áreas-meio já estavam tão necessitadas quanto as agências de mais empregados, antes mesmo desses destacamentos. Aí eu pergunto: quem vai cobrir a falta de empregados nessas áreas-meio?

CONTRATAÇÃO JÁ! PALIATIVO NÃO!

PS: Na sexta-feira, graças aos protestos dos empregados, a Caixa suspendeu a CE 099/09

----------------------------------------------------

CONECEF 2009, mesmos atores e o mesmo filme

O CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal), que se realiza anualmente e neste ano aconteceu em Brasília, de 23 a 25 de abril, pelo 25º ano consecutivo, mais uma vez decepcionou os empregados da Caixa. Tudo que os empregados da Caixa não querem e não precisam para ter uma campanha salarial vitoriosa em 2009, foi aprovado, entre elas, mais uma vez, a famigerada mesa única...

----------------------------------------------------

Greve dos profissionais da Caixa

A greve dos profissionais da Caixa, que começou no dia 28 de abril último, está muito forte, mas está isolada pela política da Contraf/CUT que não ampliou o movimento para o setor administrativo. São cerca de 2.000 trabalhadores que representam esse setor (Arquitetos, Engenheiros, Advogados, etc). A reivindicação que estão fazendo é em torno à implantação do novo Plano de Cargos e Salários, onde eles querem isonomia e um reajuste no piso do setor. Essa greve é importante, sobretudo porque ela antecipa uma situação que vai estar colocada daqui a pouco para o pessoal da carreira administrativa, com a implantação do novo Plano de Cargos e Comissões - PCC.