AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

10 outubro, 2011

E, por falar em boatos que surgem em tempos de greve...

Hoje foi a vez do gerente de atendimento, Luciano, da agência Mogi das Cruzes da Caixa Econômica Federal, dar início a um boato, a partir de informação que este passou a um cliente do banco, que por sinal tem amizade com colegas que estão em greve a quem repassou o recado, de que "a greve nessa agência não passaria de amanhã porque amanhã chegaria uma ordem judicial proibindo os bancários da agência de continuar em greve".

É o boato mais sem pé nem cabeça e cheio de más intenções que eu já vi.

Bem, a minha postagem anterior, acho que já serviu como vacina contra boatos que surgem em tempos de greve, mas não é exagero acrescentar que não existe na ordem jurídica brasileira ordem judicial de primeira instância capaz de proibir o direito de greve. Os dissídios coletivos de categorias organizadas nacionalmente e mais principalmente de uma autarquia do governo federal, como é o caso da Caixa Econômica Federal, só pode ser julgada pelo Tribunal Superior do Trabalho e a empresa só pode pedir o julgamento com a concordância da maioria dos sindicatos que representam a categoria. Portanto, além de boato, é uma informação falsa, plantada para confundir a cabeça dos menos avisados.

Para deixar bem claro, a greve inicia-se por deliberação de uma assembléia e só uma assembléia pode determinar o seu fim e, a melhor forma de se anular os efeitos dos boatos e garantir a força da greve é jamais sofrer por antecipação, especialmente esse boato, cuja informação passada não tem nenhum fundamento legal.

Nenhum comentário: