AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

10 outubro, 2011

Esclarecimentos sobre a greve em Mogi das Cruzes

Por Mauro Rodrigues de Aguiar

Nesta greve, sem reuniões com os bancários, que deveriam ser convocadas pelo sindicato e também sem informações atualizadas no site da entidade, é comum os bancários em greve ficarem apreensivos com as informações distorcidas e tendenciosas veiculadas pela "imprensa empresa" e com os boatos que se espalham no seio do povo, que nem sempre traduzem a realidade.

Para esclarecer aos colegas que estejam carentes de informações a respeito de como está a greve dos bancários em Mogi das Cruzes e região, segue os fatos que tem ocorrido em nossa cidade que geraram boatos de que a greve por aqui teria acabado.

Primeiramente, é preciso dizer que A GREVE É NACIONAL e, em não havendo proposta por parte dos bancos, nas regiões onde tem ocorrido Assembléias periódicas, nenhuma até agora deliberou pelo fim do movimento grevista, portanto, A GREVE CONTINUA NACIONALMENTE e tem mantido uma força histórica.

Em relação à GREVE em Mogi das Cruzes, o fato de haver interditos proibitórios concedidos por juízes arcaicos da nossa cidade ao Bradesco, HSBC, Itaú/Unibanco e Santander/Real, fêz com que estes bancos abrissem normalmente em plena greve no decorrer da semana passada, gerando o boato de que a "greve em Mogi teria acabado", o que não corresponde à realidade, pois, a GREVE permanece fortíssima em Mogi na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Mercantil do Brasil, acompanhando o cenário nacional. 

Vale salientar que os interditos proibitórios são descabidos em caso de greve, pois este instrumento judicial só é aplicável para casos de ameaça de ocupação de propriedade alheia, o que não é o caso da greve dos bancários e seu efeito punitivo é somente sobre o sindicato, em caso de descumprimento, não impedindo que os bancários voluntáriamente façam a greve. Contudo, não se tem notícia de que o sindicato tenha acionado seu departamento jurídico para cassar os interditos e nem usou seu jornal para denunciar os absurdos dos interditos e os gerentes que assediam moralmente os bancários para abandonarem a greve, aproveitando-se dos interditos.

Seria fundamental o sindicato informar aos bancários que o interdito proibitório não impede o DIREITO DE GREVE dos trabalhadores que é garantido pela Constituição Brasileira e regulamentada pela LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. A falta de informações essenciais por parte dos sindicatos, torna os trabalhadores vulneráveis e alvos fáceis para o assédio moral dos seus superiores hierárquicos, acaba por facilitar aos gerentes inescrupulosos pressionarem moralmente seus subordinados a voltarem ao trabalho, mesmo sem que nenhuma Assembléia tenha deliberado dessa forma.

Por fim e após dadas estas explicações, quero dizer que estou a disposição dos colegas para qualquer informação adicional que queiram ter para sentirem-se confiantes e firmes na luta. Deixem suas indagações clicando no aplicativo "comentários" abaixo desta postagem.

A GREVE CONTINUA E A CULPA É DOS BANCOS E DO GOVERNO, POR ISSO VAMOS ATÉ O FIM, PELO MENOS PARA NÃO TERMOS MOTIVOS PARA NOS ENVERGONHAR DE NÃO TERMOS LUTADO ATÉ A ÚLTIMA POSSIBILIDADE DE VITÓRIA!

Nenhum comentário: