AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

12 outubro, 2011

NOTA DO SINDICATO PARA PUBLICAÇÃO NOS JORNAIS DE BAURU

GREVE DOS BANCÁRIOS: A CULPA É DO GOVERNO DILMA E DOS BANQUEIROS

11/10/2011

Hoje, a greve nacional dos bancários completa 16 dias. A proposta apresentada pelos banqueiros é a mesma de quando a greve foi decretada: apenas repõe a inflação, sem novas contratações, sem ampliação do horário de atendimento ao público e sem qualquer avanço em cláusulas específicas.

O governo Dilma poderia encaminhar o fim das greves, com a apresentação de uma proposta que contemple as reivindicações da categoria. O BRB, o Banco do Pará e o Banrisul apostaram nas negociações específicas e, dois destes três bancos, resolveram rapidamente suas negociações.

Essa postura intransigente do governo federal já tinha sido anunciada pela própria presidente Dilma, quando disse que as estatais não deveriam dar reajustes superiores à inflação em 2011 nem em 2012. E esta postura de conflito vem marcando a negociação também de outras greves, como a dos servidores das universidades federais e a dos Correios. Nesta última greve, além de não negociar, o governo recorreu ao TST e cortou o salário dos grevistas.

É um escândalo que uma presidente eleita por um partido que se construiu nas grandes greves da década de 80, adote hoje uma postura de tamanha truculência. A greve é um direito dos trabalhadores e apenas recorremos a ela pela intransigência do governo e dos banqueiros em não atenderem, minimamente, nossas reivindicações. Eles são os responsáveis por esta situação. Portanto, não cabe nenhum tipo de punição aos trabalhadores que estão reivindicando seus direitos.

Quando é para fazer propaganda de sua política econômica, Dilma afirma que o Brasil está preparado para enfrentar a crise. Ela chegou a oferecer ajuda à União Européia para enfrentar a crise econômica mundial. Mas o discurso muda quando é para falar das reivindicações dos trabalhadores.

Os banqueiros que lucraram em apenas seis meses mais de R$ 27 bilhões pegam carona no discurso do governo sobre a crise para também negarem uma proposta justa.

Os bancários continuarão a lutar por um aumento decente e pela retomada de direitos neste ano, pois a chantagem sobre o cenário de crise econômica tende a ser ainda mais forte na Campanha de 2012.



SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BAURU E REGIÃO / CONLUTAS

Nenhum comentário: